quarta-feira, 17 de maio de 2023

Programa: QUE LUGAR É ESTE?

 

Programa: QUE LUGAR É ESTE?

                                                   Apresentação: Bianca

Direção e Redação: Marcondys França

 

TAKA 1 (Centro da Cidade)

- Apressadas, milhares de pessoas passam todos os dias por lugares que muitas vezes passam despercebidos; e na maioria das vezes desconhecem a importância arquitetônica, cultural e até mesmo histórica desses lugares.

TAKA 2

- Que lugar é este? Quer saber? Então vem comigo...

TAKA 3

- Nosso destino de hoje começa aqui, na praça Antônio prado. Bem aqui onde hoje está erguido esse imponte prédio de frente à Bolsa de Mercadorias & Futuros foi erguida a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

TAKA 4

- Quem pensa que sua construção foi fácil, engana-se. erguida com o dinheiro de esmolas. Os negros trabalhavam na construção em dias santos e nos fins de semana, com a permissão dos senhores. O local demarcava o território negro da cidade.

TAKA 5

- Não podemos se esquecer que os negros não podiam frequentar igreja, e esta igreja era um espaço usado pelos escravos no século XIX para a preservação da cultura e a realização de reuniões abolicionistas.

TAKA 6

- A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos permaneceu neste local de 1737 até 1872 quando foi demolida e depois reconstruída 30 anos depois no Lago do Paissandu com a indenização de 250 contos de réis recebida por sua indenização.

 

 

TAKE 7

- Cerca de 200 pessoas fazem parte da irmandade, sendo que 10% delas são brancas. Pelo que consta que um branco não pode assumir ou fazer parte da diretoria. É uma igreja independente e sobrevive de seus próprios recursos.

TAKE 8

- Durante muito tempo a igreja pareceu degradada apesar dos esforços da Irmandade, quem passa por fora, não imagina que a igreja laranja no largo do Paissandu é toda decorada por dentro, com vitrais e ornamentos nas paredes e no teto. Em suas laterais, guardam imagens de santos negros como são Benedito, santo Antônio de Categeró e santa Efigênia.

TAKE 9

- Rica em história e imponente por resistir ao tempo sua história nos revela um pouco mais da história de um povo, do nosso povo, nossa história. E hoje quem vai nos receber e conversar conosco sobre essa relíquia cultural é ...

 

ENTREVISTA:

1. Como surgiu a ideia de fundar uma irmandade e quais eram os seus principais objetivos?

 

2. Esta irmandade algum momento tinha por trás da reliosidade um cunho político?

 

3. De onde provinham os recursos para construção da igreja nossa senhora do Rosário dos Homens Pretos e por quê “homens Pretos? As mulheres como eram vistas nesta sociedade?

 

4. Originalmente a igreja foi construída onde atualmente fica a praça Antônio prado aqui no centro de São Paulo e depois foi demolida, Qual foi o impacto desta demolição e como a irmandade reagiu a este fato?

 

 

5. Está ainda erguida após três séculos de existência, resistir a modernidade e falta de interesse muitas vezes do poder público em manter e preservar a história não deve ser fácil. Quais ações os novos gestores promovem para preservar um pedaço tão importante da história?

 

6. Como o poder público participa dessa participação, há alguma espécie de parceria?

 

7. A inserção de brancos na irmandade que segundo conta é de 10% começou a partir de quando?

 

8. Qual é a visão da irmandade para o futuro?

 

9. O que é preciso para fazer parte da irmandade? Existe algum critério?

 

10.         Hoje pode-se dizer que a Irmandade de Nossa senhora do Rosário dos Homens Pretos é um espaço religioso ou ainda está engajado politicamente contra a desigualdade social e racial?

 

Bom falei aqui com: ... e gostaria muito de agradecer por ter nos recebido e nos dado a oportunidade de conhecer um pouco mais de um pedaço tão rico da história que se encontra preservada aqui, dentro desse templo e com toda certeza todos nós brasileiros e o mundo, precisam conhecer.

E até nosso próximo programa onde vamos revelar: QUE LUGAR É ESTE? Quer saber? Fique conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE...

   ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE...               de Marcondys França PERSONAGENS: CANDIDA MATILDE: Irmã de Cândida. ISABEL: Filha de Cândida. M...